sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Imóveis em Curitiba devem valorizar 18% esse ano.



O mercado de lançamentos continua aquecido e em crescimento, e deve fechar o ano com uma valorização próxima a 18% na capital paranaense. A afirmação é do presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Gustavo Selig, que afirma que o índice ainda é superior a muitas aplicações financeiras. Segundo Selig, o preço do metro quadrado, hoje acima de R$ 4 mil, área privativa, para os apartamentos residenciais novos, deve continuar a subir em Curitiba. “Mesmo que venha uma onda de unidades para revenda, isso não vai fazer com que o preço caia porque vários fatores implicam no aumento do mesmo, como o alto custo de mão de obra e dos materiais”, explica.Segundo o presidente da Ademi/PR, a valorização se dá em todos os nichos de mercado. “As habitações do programa Minha Casa, Minha Vida têm o próprio teto determinado pela Caixa Econômica Federal. Mas nos outros segmentos, os imóveis estão acompanhando um índice percentual semelhante de valorização”, observa.

O índice de Velocidade de Novos Sobre a Oferta (VNSO), antigo Índice de Velocidade de Vendas (IVV), também se mantém alto em Curitiba, acima de 10, quase o dobro da média histórica da cidade. Selig comenta que isto mostra que oferta e demanda ainda não estão ajustadas.

“Existe uma demanda muito grande por habitações em Curitiba e região metropolitana, especialmente no entorno do centro. Com a escassez de terrenos nesta área, a tendência é que a procura por imóveis novos cresça ainda mais”, analisa. O presidente da Ademi/PR estima que, atualmente, cerca de 80% das unidades vendidas em um empreendimento são para moradia. O restante destina-se a investimento.


* Postado por Mirian Gasparin em 13 de Junho, 2011 arquivo: Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário